Universidades públicas

 

Depois que saem os resultados do Enem, por volta de janeiro do ano seguinte, são abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para que os estudantes possam concorrer a uma vaga em alguma faculdade pública do Brasil. 

Qualquer pessoa que tenha feito o Exame mais recente e não tenha zerado a redação do Enem pode se inscrever nesse processo colocando duas opções de curso e faculdade. 

Hoje em dia, muitas faculdades públicas já aboliram o vestibular tradicional e disponibilizam todas as suas vagas através do Sisu. Entretanto, algumas estabelecem um percentual das vagas para serem preenchidas pelo Sisu e realizam um processo seletivo próprio para preencher o restante das vagas.

É importante que você pesquise mais sobre a universidade que deseja cursar, descobrindo se todo o processo é feito pelo Enem, se existem outras etapas ou alguma especificação de acordo com o curso escolhido.

A seguir, disponibilizamos uma lista de faculdades públicas que aceitam a nota do Enem de acordo com as regiões do Brasil. Confira

belece as sua próprias regras e os interessados devem procurar se informar diretamente com as instituições. 

Mas, a seguir, disponibilizamos uma lista com algumas faculdades privadas que aceitam a prova do Enem como forma direta de ingresso:

Faculdades públicas

Conheça outras faculdades públicas em São Paulo
Fechar Menu
WhatsApp