Nesta segunda-feira, dia 15, o Governo Federal começou a receber pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse tópico desperta grande interesse entre os brasileiros, conforme indicado pelas tendências de busca do Google.
Saiba mais
Até o dia 26 de abril, é possível solicitar a isenção da taxa. Segundo o governo, esse é também o prazo para explicar a ausência no Enem 2023.
Conforme indicado no edital, quem foi isento da taxa em 2023, mas não fez o exame nos dois dias determinados, precisa justificar a ausência para pedir a isenção em 2024.
A resposta para esses pedidos estará disponível a partir de 13 de maio. Após essa data, haverá um período para recursos, que se estenderá até 17 de maio.
Quem pode solicitar a isenção da taxa do Enem?
Jovens que estejam no último ano do ensino médio em 2024 em uma escola pública listada no Censo Escolar.
Aqueles que tenham finalizado todo o ensino médio em uma escola pública ou como beneficiários de bolsas integrais em instituições privadas.
Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que façam parte de famílias de baixa renda e estejam registrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Como solicitar a isenção da taxa?
Conforme as informações publicadas pelo Inep, é necessário:
- Acessar a Página do Participante;
- Informar o número do CPF;
- Informar a data de aniversário;
- Informar um endereço de e-mail e um número de telefone fixo e/ou de um celular